
Intenção do Papa: o Santo Padre nos pede que rezemos para que as crianças que sofrem de doenças incuráveis e suas famílias recebam os cuidados médicos e o apoio necessários, sem nunca perderem a força e a esperança.
Dia do Publicitário
O publicitário é o profissional que se dedica à formulação de estratégias de comunicação e marketing para promover marcas e produtos. Na comunicação católica, o publicitário pode atuar criando estratégias no qual faça a mensagem da Igreja, da paróquia ou comunidade chegar nos corações que estão à espera.
Para isso utiliza todas as ferramentas disponíveis e necessárias no offline e no online, com criatividade, sinodalidade e fé.
No dia 1º de fevereiro, façamos uma pausa e rezemos por todos os publicitários que atuam na Pastoral da Comunicação nas paróquias pelo Brasil. Que a criatividade com empatia seja sempre o sinal de transformação e ajuda na divulgação do Cristo Ressuscitado!
Por Marcelo Godoy
Festa da Apresentação do Senhor
No dia 02 de fevereiro, a Igreja celebra a Festa da Apresentação do Senhor após quarenta dias da passagem do Natal. Vamos conhecer um pouco mais sobre a origem dessa festa?
No Oriente, a celebração dessa festa remonta ao século IV e é chamada desde o ano 450 de “Festa do Encontro” porque Jesus encontra os sacerdotes no Templo, mas também Simeão e Ana. Em meados do século V a festa passou a ser celebrada em Roma. Com o passar do tempo, foi acrescentada a bênção das velas, recordando que Jesus é a “Luz dos Gentios”
Simeão e Ana representam o Povo de Deus porque ambos reconheceram, movidos pelo Espírito Santo, que Jesus era o Messias que viria nos salvar e que ele seria sinal de contradição.
Para nós, comunicadores, que aceitamos seguir o Evangelho, também nos tornamos sinal de contradição porque se colocar diante de Jesus requer coragem, como a atitude de Simeão e Ana e a consciência de que nem tudo acontece de forma clara, a exemplo de Maria e José que ficaram admirados com o que diziam a respeito de Jesus, sabendo que Maria guardava e meditava todos esses fatos em seu coração.
Por Juliana Fontanari
São Brás
São Brás era natural de Sebaste, na Armênia, onde passou a juventude se dedicando ao estudo da Medicina. Ao se tornar Bispo, se dedicou aos cuidados espirituais e físicos do povo, realizando até mesmo curas milagrosas. Naqueles anos, as condições de vida dos cristãos pioraram por causa dos contrastes entre o imperador do Oriente e do Ocidente. Para fugir da violência, Brás se refugiou em uma caverna no Monte Argeu, vivendo na solidão e na oração e, mesmo assim, não deixou de guiar a sua Igreja, se comunicava por meio de mensagens secretas.
Porém, Brás foi encontrado, preso e levado a julgamento. No caminho, se encontrou com uma mãe desesperada cujo filho estava sendo sufocado por um espinho de peixe cravado na garganta. São Brás quando realizou a bênção, a criança imediatamente ficou curada. Mesmo assim, não conseguiu escapar do martírio.
E assim, o milagre da garganta é recordado no dia 3 de fevereiro, com um rito particular em que o sacerdote abençoa a garganta dos fiéis com duas velas cruzadas diante da garganta.
São Brás, protetor da garganta, dos otorrinolaringologistas, dos pecuaristas e das atividades agrícolas, rogai a Deus por nós!
Por Juliana Fontanari
Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas
No dia 07 de fevereiro comemoramos o Dia Nacional da Luta dos Povos Indígenas, data instituída em 2008 para relembrar a morte, em 1756, da liderança guarani Sepé Tiaraju, ocorrida durante um dos muitos levantes indígenas contra colonizadores espanhóis e portugueses na região das Missões, que abrangia o sul do País, o leste do Paraguai, o norte da Argentina e do Uruguai. Então, os povos indígenas lutavam pela manutenção de suas terras e modos de vida em todo o território que viria a ser o Brasil, sendo Sepé Tiajarú o símbolo dessa resistência.
Lembremos com carinho dessa data para entender essa trajetória e da continuidade pela luta para que os indígenas sejam tratados com respeito e dignidade, como filhos de Deus.
Por Juliana Fontanari
Dia do Atleta Profissional: valorizando o esporte como caminho de saúde, alegria, bem-estar e fé
No dia 10 de fevereiro celebramos o Dia do Atleta Profissional, data que nos convida a refletir sobre a importância do esporte não apenas como espetáculo competitivo, mas como caminho de desenvolvimento pessoal, promoção da saúde, bem-estar integral e expressão de valores humanos e espirituais.
Durante o Jubileu dos Esportes, realizado nos dias 14 e 15 de junho de 2025, falou-se do esporte como espaço de encontro, cooperação e esperança, onde mais do que vencer, importa colocar-se “em jogo” dando-se ao outro e aprendendo juntos o valor do esforço e da partilha.
Na perspectiva da fé, o esporte pode ser um lugar de encontro com Deus e com o próximo, um espaço onde o dom de si é colocado a serviço da comunidade, inspirando atitudes de generosidade e solidariedade. Essa dimensão humanizadora e espiritual faz com que o esporte seja também um instrumento de evangelização e promoção da cultura do bem-viver, da paz e da alegria compartilhada.
No Dia do Atleta Profissional, celebramos todos aqueles que, com talento, esforço e compromisso, contribuem para que o esporte seja um caminho de saúde, alegria, desenvolvimento pessoal e uma expressão concreta de fé em ação promovendo ambientes saudáveis, alegres e abertos à esperança.
Por Ana Corazza
Nossa Senhora de Lourdes
“Vocês não são obrigados a acreditar em mim, mas posso apenas lhes dizer o que vi e ouvi” (Bernadete Soubirous)
Na França do século XIX triunfava a filosofia positivista, segundo a qual o homem em sua bondade ou pela maldade estava determinado a ser inserido em uma sociedade boa ou má. Em Lourdes, Maria nos recorda da existência do pecado original e do livre arbítrio. Por essa razão, Maria dizia que antes de agir na sociedade, era preciso agir no coração humano, era preciso que houvesse a conversão.
Para lançar sua mensagem de oração, Nossa Senhora escolheu Bernadete, uma pastora de 14 anos. Naquele dia fazia muito frio em Lourdes. A jovem, acompanhada de sua irmã e uma amiga, foi pegar lenha nas proximidades da gruta de Massabielle. Como havia ficado para trás, sentiu, de repente, uma ventania que não balançava as árvores, vendo também uma grande luz na qual estava a figura de uma jovem mulher que não falou com ela, mas lhe ensinou a fazer corretamente o sinal da cruz e juntas, em silêncio, rezar o terço. Ao final da oração, a visão desapareceu. Depois, Bernadete teve outras visões, em que Nossa Senhora lhe revelou muitas coisas.
Desde o início,as aparições de Lourdes atraíram para Massabielle muitos curiosos. Bernadete foi submetida a exames médicos e interrogada pelas autoridades eclesiásticas.
E ali foi construída uma igreja e, em 1862, com uma Carta Pastoral, o Bispo de Tarbes consagrou Lourdes como Santuário mariano internacional.
Nossa Senhora de Lourdes, rogai por nós!
Por Juliana Fontanari
Dia Mundial do Rádio
O Dia Mundial do Rádio é comemorado no dia 13 de fevereiro em homenagem a primeira transmissão de um programa da United Nations Radio (Rádio das Nações Unidas) em 1946. O programa foi transmitido simultaneamente para seis países. A data tem como objetivo conscientizar os grandes grupos radiofônicos da importância ao acesso a informação, liberdade de gênero e expressão dentro do setor.
O rádio também é uma importante ferramenta de comunicação para evangelizar, pois leva para todos a Palavra de Deus e os valores cristãos, especialmente em regiões remotas promovendo a justiça social, a fé e a união comunitária através da transmissão da Santa Missa, programas de oração, notícias e debates, formando a opinião pública com uma mensagem de verdade e esperança, sendo um veículo democrático e acessível para levar a fé para além das paredes do templo.
Viva o rádio!
Por Juliana Fontanari
Dia do Repórter
No dia 16 de fevereiro comemoramos o Dia do Repórter, uma data especial para celebrar a importância desse profissional em nossa sociedade, que é fazer o levantamento das informações que são necessárias para a produção de uma notícia jornalística.
O repórter também tem papel fundamental na vida da comunicação da Igreja, pois cobre eventos, missas, pautas de fé e sociais, realiza reportagens sobre as paróquias, os sacerdotes, religiosos e religiosas, entre outras missões.
O Papa Leão XIV vê os repórteres como pessoas essenciais para a verdade e a paz.
Que Deus abençõe a todos os repórteres com a poderosa intercessão de Nossa Senhora da Comunicação!
Por Juliana Fontanari
Carnaval: entre a alegria e o chamado à conversão
O Carnaval, que acontece no dia 17 de fevereiro, é uma das manifestações culturais mais marcantes do Brasil. Para muitos, é tempo de alegria, descanso, encontros e celebração, já para a Igreja, este período carrega um significado ainda mais profundo, pois ele antecede a Quaresma, tempo forte de conversão, penitência e retorno ao essencial da fé cristã.
A palavra Carnaval tem origem no latim carnis levare, que significa “retirar a carne”, esse tempo marcava os últimos dias antes do início do jejum quaresmal, preparando o corpo e o espírito para um caminho de sobriedade, oração e caridade. Não se trata, portanto, de uma negação à alegria, mas de um convite ao equilíbrio cristão, no qual a festa não perde o sentido nem se torna um fim em si mesma.
A Igreja não condena a alegria nem o descanso, pelo contrário, reconhece que o ser humano precisa celebrar, conviver e alegrar-se mas, recorda que toda vivência deve estar iluminada pelo Evangelho, onde São Paulo nos orienta com sabedoria: “Tudo me é permitido, mas nem tudo me convém” (1Cor 6,12). Essa passagem nos ajuda a discernir nossas escolhas, atitudes e comportamentos também durante o Carnaval.
O Carnaval pode, então, ser vivido como um limiar espiritual entre a alegria humana e o chamado à conversão, entre o ruído do mundo e a voz suave de Deus que nos convida a recomeçar, é um tempo que nos prepara, ainda que silenciosamente, para dar novos passos na fé.
Que este período seja vivido com consciência, liberdade interior e responsabilidade cristã e que saibamos comunicar, com palavras e atitudes, que a fé cristã não apaga a alegria, mas a purifica, aprofunda e transforma, nos conduzindo ao verdadeiro sentido da vida.
Por Ana Corazza
Quarta-Feira de Cinzas: Convertei-vos e crede no Evangelho!
No início, a Quaresma começava seis domingos antes da Páscoa, mas, como não se jejuava aos domingos, o melhor a ser feito foi tirar a Quinta e Sexta-Feira Santas do Tríduo Pascal e considerá-las como Quaresma. Mais tarde, a Quaresma foi antecipada de quatro dias, chegando assim na Quarta-Feira de Cinzas como a conhecemos hoje. E assim, no começo do tempo quaresmal, as pessoas que se sentiam culpadas por cometerem pecados graves, se vestiam com roupas penitenciais e cobertos por cinzas, passavam pelas cidades como recordação da “expulsão do Paraíso”. No final do ano MIl, a prática da penitência pública foi diminuindo, mas foi mantida a imposição das cinzas a todos os fiéis. No século XII teve início o uso das cinzas obtidas das oliveiras do ano anterior.
Dentro do período da Quaresma, a Igreja realiza a Campanha da Fraternidade. Neste ano o tema será “Fraternidade e Moradia” e o lema “Ele veio morar entre nós” (Jo 1,14), tendo como foco na dignidade da moradia como direito fundamental e na responsabilidade cristã de promover o acesso à casa própria e digna, especialmente para os mais vulneráveis.
Que possamos fazer do tempo quaresmal um tempo especial de muitas bênçãos!
Por Juliana Fontanari
Calendário litúrgico
01– 4º Domingo do Tempo Comum
02 – Apresentação do Senhor
03 – São Brás
04 – São João de Brito
05 – Santa Águeda
06 – São Paulo Miki e Companheiros
07 – São Romualdo
08 – 5º Domingo do Tempo Comum
09 – Santa Apolônia
10 – Santa Escolástica
11 – Nossa Senhora de Lourdes
12 – Santa Eulália
13 – São Martiniano
14 – Santos Cirilo e Metódio
15 – 6º Domingo do Tempo Comum
16 – Santo Onésimo
17 – Carnaval, Santo Aleixo Falconieri e Companheiros
18 – Cinzas
19 – São Conrado
20 – Santos Francisco e Jacinta
21 – São Pedro Damião
22 – 1º Domingo da Quaresma
23 – São Policarpo
24 – São Sérgio
25 – São Sebastião Aparício
26 – Santo Alexandre
27 – São Gabriel de Nossa Senhora das Dores
28 – São Romano
Pelos redatores do GT Produção da Pascom Brasil
por