Intenções do Papa: No mês de outubro, o Papa Francisco nos pede para que continuemos a apoiar de todas as formas um modo de vida sinodal, sob o signo da corresponsabilidade, promovendo a participação, a comunhão e a missão partilhada entre sacerdotes, religiosos e leigos.
Outubro Rosa: a missão da Pascom para prevenir e conscientizar
O mês de outubro é um tempo de atenção á saúde da mulher, especialmente na conscientização sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama, representado pela campanha Outubro Rosa.
Mas como surgiu o Outubro Rosa?
A campanha surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos exames de rotina e do diagnóstico precoce e ações que podem salvar vidas. E então, essa iniciativa se espalhou pelo mundo.
Nesse contexto, a Igreja assume a sua missão de levar a Palavra de Deus, promovendo a vida e levando a mensagem de salvação a todos os povos.
A Palavra de Deus nos fala sobre a importância do cuidado com o corpo: “Acaso não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo, que está em vós, o qual recebestes de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (1Cor 6,19)
O Papa Francisco em sua carta encíclica Fratelli Tutti nos convida a sermos protagonistas de transformações que cuidam da vida e da dignidade humana, especialmente dos mais vulneráveis, como afirma o número 77: “Cada dia nos é oferecida uma nova oportunidade, uma etapa nova. Não devemos esperar tudo daqueles que nos governam, seria infantil. Gozamos de um espaço de corresponsabilidade capaz de iniciar e gerar novos processos e transformações”.
Como pasconeiros (as), que tal conscientizar sobre essa causa tão importante por meio das mídias impressas e digitais sobre a importância dos exames preventivos, como o autoexame e a mamografia, ressaltando a importância de buscar ajuda médica.
Vamos lá?
Por Ana Corazza
Eleições
Chegou a hora da democracia, novamente!
É nossa missão denunciar quaisquer manifestações de notícias falsas (fake News) que possam prejudicar o processo eleitoral em nossa cidade. Mas como podemos realizar essas ações?
Crie um comitê de crise eleitoral na sua paróquia! Certamente terão candidatos que atuam nas paróquias e que podem ajudar nesse processo. Mas, cuidado! Muito cuidado! Eles devem (TODOS) ajudar e ter espaço para monitorar, mas nenhum deles deve ser beneficiado ou atuar sozinho nesse processo.
Outro item é criar comunicações online e impressas sobre as eleições, apontando a importância de ter um estado democrático e como podemos melhorar a nossa cidade através da nossa presença firme e assídua no processo das eleições.
É claro que todos sabem, mas a Pascom (a sua equipe de comunicadores) não pode e não deve apoiar diretamente nenhum candidato. O voto é secreto e você pode guardar no seu coração o seu candidato preferido.
Se mesmo assim você for atuar em uma campanha eleitoral a favor de um candidato, não externe suas preferências nas comunicações paroquiais. Guarde-as para você e não utilize a igreja e a Pascom como palanque eleitoral.
Por Marcelo Godoy
Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia da Criança
No Brasil, o dia 12 de outubro é marcado por duas importantes celebrações: o dia da Santa Padroeira do Brasil Nossa Senhora da Conceição Aparecida e o Dia da Criança. A data, que reúne o Sagrado e o lúdico, tem papel importante tanto no aspecto religioso quanto social. Todos os anos, milhares de pessoas fazem Romarias em direção ao Santuário Nacional de Aparecida, localizado em Aparecida/ SP, que é um dos maiores centros de peregrinação do mundo.
Por sua vez, o Dia das Crianças foi criado em 1924 através do decreto do então presidente Arthur Bernardes, após a 3ª Conferência Sul-Americana da Criança realizada no Rio de Janeiro, com o objetivo de promover a conscientização sobre os direitos e o bem-estar dos pequenos. Contudo, a data apenas se popularizou na década de 1960 com campanhas publicitárias que estimulavam o consumo de brinquedos.
Essas duas celebrações podem ser amplamente trabalhadas pela Pastoral da Comunicação de maneira criativa e evangelizadora.
A Pascom pode utilizar seus canais de comunicação para realizar novenas, momentos de oração, e animar a comunidade a participar com alegria, fé e devoção da Solenidade da Santa Padroeira do Brasil. Em parceria com a Catequese, podemos criar conteúdo que estimulemas crianças na vivência da fé por meio de atividades interativas como teatro, vídeos e a história de Nossa Senhora Aparecida.
Para o Dia das Crianças, a Pascom pode articular atividades que valorizem a inocência, a alegria e a formação cristã dos pequenos, além de momentos de diversão e recreação, incentivando a reflexão sobre o papel da família na educação religiosa das crianças.
Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós e proteja com o seu manto sagrado as crianças do mundo inteiro!
Por Renan Dantas
O professor mestre da comunicação e do amor em sala de aula: celebrar o seu dia
No dia 15 de outubro celebramos o Dia dos Professores, uma data que nos convida a refletir sobre a importância desses profissionais na formação da sociedade. Os professores não apenas transmitem conhecimento acadêmico, mas desempenham um papel fundamental na transmissão de valores essenciais como respeito, empatia e solidariedade. Ao ensinar e guiar, eles moldam o caráter e a ética de seus alunos, promovendo um ambiente de crescimento pessoal e espiritual.
Em sua missão, o professor é um verdadeiro mestre da comunicação, eles utilizam a palavra e o exemplo para transmitir ensinamentos que vão além do currículo escolar, refletindo a mensagem de Jesus em suas práticas diárias. Seu trabalho é um evangelho da comunicação viva, onde a mensagem de Cristo é vivida e exemplificada através do amor e da dedicação. Na sala de aula, o professor se torna um canal de graça divina, ajudando os alunos a descobrir e valorizar o que é verdadeiramente importante na vida.
Que possamos expressar nossa gratidão e apoio a todos os professores, celebrando seu papel vital na construção de um mundo mais justo e amoroso.
“O educador é uma testemunha que não oferece os seus conhecimentos mentais, mas as suas convicções, o seu compromisso com a vida” (Papa Francisco)
Por Alex Guimarães
Festa de São Lucas, Evangelista
No dia 18 de outubro, a Igreja celebra a memória litúrgica de São Lucas Evangelista, o autor do terceiro Evangelho e dos Atos dos Apóstolos e sendo o que mais menciona a Virgem Maria.
São Lucas, cujo nome significa “portador de luz” foi introduzido na fé por volta do ano 40. Ele não conheceu Jesus pessoalmente, mas conheceu São Paulo, de quem foi discípulo, e foi educado na medicina e na literatura, sendo também historiador, escrevendo principalmente para os gregos.
Em seu Evangelho, destaca o cuidado especial para com os pobres, os pecadores que se arrependem e a oração, e ainda apresenta a biografia da Virgem Maria e a infância de Jesus.
A tradição afirma que São Lucas morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia.
São Lucas também é padroeiro dos solteiros, cirurgiões, açougueiros, encadernadores, escultores e artistas notórios, além de ser um pintor da Virgem.
São Lucas Evangelista, rogai por nós!
Por Juliana Fontanari
Calendário litúrgico
01 Santa Teresinha do Menino Jesus, virgem e Doutora da Igreja / São Nicécio de Tréveris, Bispo
02 Santos Anjos da Guarda / Beata Maria Antonina Kratochwil, virgem e mártir
03 Bem-aventurados André de Soveral, Ambrósio Francisco Ferro, presbíteros e companheiros mártires / São Dionísio Aeropagita, Bispo
04 São Francisco de Assis, religioso / São Petrônio de Bolonha, Bispo
05 São Benedito, religioso / São Raimundo de Cápua, presbítero
06 São Bruno, presbítero e eremita / Beato Isidoro de São José De Loor, religioso
07 Nossa Senhora do Rosário / Santo Augusto, presbítero e abade
08 Santa Pelágia, virgem e mártir
09 São Dionísio, Bispo e companheiros mártires / São João Leonardi, presbítero / São Guntero, eremita
10 Beata Ângela Maria Truszkowska, virgem
11 Beato Tiago De Um Griesinger, religioso
12 Nossa Senhora da Conceição Aparecida / São Rotobaldo de Pávia, Bispo
13 Beata Madalena Panattieri, virgem
14 São Calisto, Papa e mártir / São Venâncio de Luni, Bispo
São Nagasaki, virgem e mártir
16 Santa Edwiges, religiosa / Santa Margarida Maria Alacoqu, virgem / São Lulo de Magúncia, Bispo
17 Santo Inácio de Antioquia, Bispo e mártir / Beato Gilberto de Cister, abade
18 São Lucas, Evangelista / São Monon, mártir
19 Santos João de Brébeuf, Isaac Jogues, presbíteros e companheiros, mártires / São Paulo da Cruz, presbítero / São Varo, mártir
20 Santa Maria Bertilla Boscardin, virgem
21 Santo Hilarion de Gaza, abade
22 São Leotadio de Auch, Bispo
23 São João de Capristano, presbítero
24 Santo Antônio Maria Claret, Bispo / São Luís Guanella, presbítero
25 Santo Antônio de Sant´Anna Galvão, presbítero / São Bernardo Calbó, Bispo
26 Beato Boaventura de Potenza, presbítero
27 Santo Oterano, monge
28 São Simão e São Judas Tadeu, Apóstolos / São João Dat, presbítero e mártir
29 São Caetano Errico, presbítero
30 Beato Ângelo de Acri, presbítero
31 Santo Afonso Rodríguez, religioso
Datas Cívicas
12 Dia da Criança
15 Dia do Professor
23 Dia da Força Aérea Brasileira
24 Dia da ONU
Por Redatores do GT de Produção