Comissão para Comunicação Social da CNBB promove encontro entre padres cantores

Promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) desde 2016, aconteceu na cidade de São Paulo (SP) no último dia 13 de março, o encontro nacional de padres cantores. Cerca de 20 sacerdotes de diferentes regiões do país se reuniram com parte da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB, responsável pela iniciativa. Segundo dom Darci Nicioli, arcebispo de Diamantina (MG) e presidente da comissão, o encontro quer ser um momento de unidade entre os padres que estão presentes nas diversas mídias e a CNBB.

A ideia surgiu a partir da constatação de que a atuação ministerial desses padres extrapolava os limites territoriais das dioceses em que estão incardinados e era preciso um acompanhamento mais amplo e específico por parte do episcopado brasileiro. Neste sentido, a conferência preparou, a partir de contribuições de todas as doze comissões da entidade, um guia com orientações práticas para as mídias católicas – e consequentemente para seus principais agentes, entre eles os padres cantores.

O texto, que deverá ser publicado como documento de estudo nos próximos dias, poderá receber sugestões até um prazo determinado para que, em 2019, seja submetido à assembleia geral da CNBB. Dom Darci destacou os principais pontos do documento durante o encontro com os padres cantores, insistindo que não se tratará de um texto impositivo, mas de partilha de orientações comuns que podem ajudar a garantir a identidade eclesial na atuação das mídias católicas.

Os padres cantores também participaram de uma palestra ministrada pelo jornalista Fernando Morgado, que falou sobre o novo momento da música católica no Brasil. O especialista destacou a preferência do público por ouvir canções em plataformas digitais e disse que vê no mercado católico uma possibilidade de fôlego para as gravadoras, pois o segmento é um dos que ainda mais vendem mídias físicas (CDs e DVDs). Para ele, os padres tem uma responsabilidade multiplicada, uma vez que o alcance de suas mensagens pode ser muito maior do que o de outros cantores.

Durante o encontro, padre Reginaldo Carreira, da Diocese de São João da Boa Vista (SP), apresentou a proposta de um projeto conjunto para os padres cantores – a gravação de um CD e a realização de shows em parcerias entre eles. A proposta foi bem acolhida, mas deverá ser melhor estudada para que se chegue num formato viável. Esse estudo será conduzido por uma comissão coordenada por dom Devair Araújo da Fonseca, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Comunicação da CNBB. Padre Carrera pensa que a iniciativa da CNBB de reunir os padres cantores colabora para que o trabalho deles seja realizado com mais segurança e credibilidade.

Padre Reginaldo Manzotti, que só no na página de pessoa pública no Facebook tem quase 7 milhões de curtidas, participa regularmente dos encontros promovidos pela CNBB. Ele defende que o canto também é uma forma de exercer o sacerdócio e acredita que na partilha, os padres podem superar dificuldades. Para ele, as trocas de experiências tem sido enriquecedoras e a participação de padres de todo o Brasil mostra a Igreja em saída desejada pelo Papa Francisco. “É muito bonito ver essa comunhão”, avalia.

Já o padre Sérgio Bedin, da Diocese de Jaboticabal (SP), acredita que a atuação do ministério dos padres por meio da música exige um reconhecimento e um acompanhamento por parte da Igreja. Para ele, o aval da CNBB ajuda a mostrar que o trabalho é sério e pode produzir bons frutos. Além disso, padre Sérgio acredita que os encontros podem romper com o hábito de trabalhos apenas  individualistas, abrindo campos para a atuação conjunta desses padres. Padre Cleberson Evangelista, da Arquidiocese de Curitiba (PR), destacou o aspecto evangelizador da missão de cantar e disse acreditar que a dinâmica da música ajuda a fazer a mensagem de Deus chegar mais perto do coração das pessoas.

O próximo encontro dos padres cantores deverá acontecer novamente em São Paulo no segundo semestre deste ano.

Créditos: Rafael Alberto

Sobre o Autor: CNBB Nacional

Você também pode gostar:

Busca

Instagram

Nos unimos em prece!
#repost @cnbbnacional
・・・
É hoje, 15h30

105 0

Depois da oração do Regina Caeli deste domingo, o Papa @franciscus recordou o #54dmcs que é celebrado no dia de hoje. ❤️

1152 19

A celebração do Dia Mundial das Comunicações Sociais não se encerra no domingo, dia 24. Todos pasconeiros são convidados a seguirem meditando sobre o tema e a carta do Papa Francisco durante todo o ano!

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

261 0

De acordo com o Prof. Ismar de Oliveira,a data escolhida para celebrarmos do Dia Munidial das Comunicações Sociais está relacionada ao significado da solenidade. "o Domingo da Ascensão parece indicado do ponto de vista litúrgico já que precede um pouco o Pentecostes, festa em que se comemora a comunicação da verdade e da caridade pelo Espírito Santo.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #54dmcs #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

216 0

Para celebrar o Dia Mundial das Comunicações, o Papa escolhe um tema e envia aos comunicadores, e a toda Igreja, uma carta. Essa carta é sempre publicada no dia 24 de janeiro, dia de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

173 0

A primeira vez que a Igreja celebrou o Dia Mundial das Comunicações Sociais foi no dia 7 de maio de 1967, na Solenidade da Ascensão do Senhor. O tema escolhido pelo Papa Paulo VI foi "Os meios de comunicação social"

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

298 5

O Dia Mundial das Comunicações Sociais foi instituído no ano de 1966, três anos após a publicação do Decreto Inter Mirifica, documento conciliar que criou a data comemorativa.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom

271 0

Novas possibilidades para a ação da Igreja através do meios de comunicações sociais surgiram após a promulgação do decreto Inter Mirifica, em 1963. Para que o compromisso assumido no Concílio Vaticano II se tornasse uma realidade, no ano de 1964 o Papa Paulo VI criou a Pontifício Comissão para as Comunicações Sociais.

#pascombrasil #comunicacao #igreja #papafrancisco #cnbb #eusoupascom #54dmcs

225 0

Que belas palavras do Papa Francisco recordando o centenário do nascimento de São João Paulo II!
#repost @franciscus
・・・
EN: 100 years ago the Lord visited His people. He sent a pastor. #JohnPaulII was our shepherd in prayer, in closeness to the people, in love for justice that always goes together with mercy.

PT: Há 100 anos o Senhor visitou o seu povo. Ele enviou um pastor. #SãoJoãoPauloII foi nosso pastor na oração, na proximidade ao povo, no amor à justiça que caminha junto com a misericórdia.

ES: Hace cien años, el Señor visitó a su pueblo. Envió un pastor. #SanJuanPabloII fue nuestro pastor en la oración, en la cercanía al pueblo, en el amor a la justicia, que siempre va junto con la misericordia.

IT: 100 anni fa il Signore ha visitato il suo popolo. Ha inviato un pastore. #SanGiovanniPaoloII è stato nostro pastore nella preghiera, nella vicinanza al popolo, nell’amore alla giustizia che sempre va insieme alla misericordia.

FR: Il y a 100 ans, le Seigneur a visité son peuple. Il a envoyé un pasteur. #SaintJeanPaulII a été notre pasteur par la prière, la proximité avec le peuple, l’amour de la justice qui va toujours de pair avec la miséricorde.

DE: Vor 100 Jahren hat der Herr sein Volk besucht und ihm einen Hirten gesandt. Der #hlJohannesPaulII. war unser Hirte im Gebet, durch die Nähe zum Volk Gottes, in der Liebe zur Gerechtigkeit, die stets mit der Barmherzigkeit einhergeht.

PL: 100 lat temu Pan nawiedził Swój lud. Posłał pasterza. #ŚwiętyJanPawełII był naszym pasterzem w modlitwie, w bliskości z ludem, w umiłowaniu sprawiedliwości, która zawsze idzie razem z miłosierdziem.

316 0