Coronavírus: instituições se mobilizam e criam websérie que incentiva prevenção e conhecimento

Disponíveis na plataforma educativa Farol 1817, vídeos com especialistas no assunto estimulam cuidados preventivos e alertam para confiabilidade das informações compartilhadas

 

Com o objetivo de incentivar hábitos de prevenção em toda a sociedade e de divulgar informações confiáveis sobre o Coronavírus – Covid 19,  a Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS)  criou uma série de vídeos sobre o assunto. Os conteúdos foram produzidos em parceria com a Escola de Ciências da Vida e a Escola de Medicina da PUCPR e contam com a participação de profissionais de renome no cenário da medicina e pesquisa e também de pessoas que atuam em ambientes religioso, escolar e domiciliar. O material pode ser acessado gratuitamente no Portal Farol 1817.

Conforme destacou o diretor de Identidade, Missão e Vocação da PMBCS, José Leão da Cunha Filho, o assunto é do interesse do público geral. “A ideia nasce do desejo de levar informações fundamentadas que possam incentivar a população a se cuidar. Queremos, dessa forma, ajudar a sociedade a compreender cientificamente o coronavírus, o que, por sua vez, colabora nos cuidados preventivos e evita adesão às informações de origem duvidosa”, disse.

Um dos participantes da série é o médico infectologista e professor da PUCPR, Felipe Francisco Tuon, que reforçou os cuidados que podem ajudar no combate à doença. “Em primeiro lugar, pessoas que tiverem com suspeita de contaminação, devem procurar atendimento médico e tratamento para a doença, a fim de se evitar o contágio de outras pessoas”, destacou em um dos vídeos. O reforço de hábitos como a lavagem das mãos, uso de álcool gel e cuidados no compartilhamento de objetos também são recomendados.

A série mostra que as boas práticas de prevenção devem ser replicadas nos diversos ambientes, como no escolar, religioso e domiciliar. “No ambiente escolar é muito importante a atenção a alguns hábitos. Primeiro, manter os ambientes arejados, de preferência com as janelas abertas. Outra questão muito importante para os alunos é a higienização das mãos, sempre com uso de água e sabão e álcool em gel após o recreio, refeições e atividades físicas”, explicou o professor e consultor de biologia do Grupo Marista, Claudio Piechnik.

A conscientização individual das boas práticas é fundamental para a redução dos casos e a na segurança pessoal e das famílias, conforme destacou o diácono da Paróquia São João Batista, Clairton Luis da Silva.  Ele lembrou a importância da adoção de hábitos de higiene para que se possa continuar a acompanhar as celebrações religiosas, assim como alertou sobre a cautela em alguns ritos tradicionais da Igreja Católica, como por exemplo, receber a eucaristia na mão ao invés da boca, neste momento, o que é um ato de demonstração de zelo com o próximo.

A série de vídeos pode ser acompanhada pelo Portal Farol 1817: https://farol1817.com.br/

 

(Com informações: Centro de Comunicação) 

Sobre o Autor: O Estagiário

Você também pode gostar:

Busca

Instagram