Setembro, mês especial para comunicar a Boa Nova!

Setembro chegou, e com ele, a Santa Igreja ganhará mais um Santo para nos ajudar na nossa missão de pasconeiros, Carlo Acutis!

CARLO ACUTIS: MAIS UM SANTO DA COMUNICAÇÃO! 

No dia 07 de setembro, Dia da Independência do Brasil, a Santa Igreja irá anunciar ao mundo a Canonização de Carlo Acutis. Todos os olhares estarão voltados para esse grande acontecimento. 

Para nós, pasconeiros, esse dia será ainda mais especial, pois Acutis, durante toda a sua vida, usou da tecnologia da sua época para anunciar a Boa Nova e fazer o nome de Jesus amado e conhecido em todo lugar. 

Quanta bênção, quanta alegria, teremos mais um Santo comunicador, representando assim a Pascom também! 

Que tal tornar o nome de Carlo Acutis mais conhecido em nossas paróquias e comunidades elaborando materiais sobre ele, assistindo aos documentários sobre ele em grupo, envolver os jovens para que eles fiquem inspirados a fazer parte da Pascom?  

Mãos a obra, e continuemos a comunicar com vigor e entusiasmo renovados! 

Carlo Acutis, rogai por nós! 

 Por Juliana Fontanari 

 

FESTA DA EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ: COM A CRUZ, COMUNICAR O AMOR QUE SALVA  

No dia 14 de setembro, a Igreja celebra a Festa da Exaltação da Santa Cruz, recordando que o madeiro da vergonha tornou-se o trono da vitória e da vida. Não exaltamos a crueldade, mas o imenso amor de Deus, que em Jesus Cristo aceitou ser levantado na cruz para salvar a humanidade.  

A Cruz é o sinal maior de esperança, pois dela brota a vida nova, a misericórdia e a reconciliação.  

Para nós, pasconeiros, este dia é um convite a contemplar a Cruz não apenas como símbolo de fé, mas como fonte de inspiração para nossa missão de comunicar. Assim como a Cruz foi erguida para que todos olhassem para ela e encontrassem vida, também nossas palavras, imagens e gestos devem apontar para Cristo, que é a Vida.  

A Cruz nos desafia a comunicar com coragem e verdade, mesmo em tempos difíceis, e a transformar a comunicação em ponte de esperança para quem sofre. O comunicador da esperança não ignora as dores do mundo, mas as ilumina com a luz que brota do Calvário.  

Que ao olharmos para a Cruz, aprendamos a abraçar também as pequenas cruzes da nossa missão — o esforço, as críticas, as dificuldades técnicas e o tempo dedicado — oferecendo tudo como ato de amor a Deus e ao próximo.  

Como comunicadores da Boa Nova, sejamos como João Batista, mas também como Maria aos pés da Cruz: firmes, fiéis e profundamente unidos a Jesus. 

Que a nossa comunicação, inspirada na Cruz, seja sinal de que a última palavra não é da morte, mas da vida, e que o amor de Deus continua atravessando histórias e corações.  

 Pe Renan Dantas – Diocese de Juína – MT 

 

NOSSA SENHORA DAS DORES: FONTE DE ESPERANÇA E COMUNICAÇÃO DIVINA 

Nossa Senhora das Dores, também conhecida como Mater Dolorosa, Nossa Senhora das Lágrimas ou das Sete Dores, celebrada no dia 15 de setembro, é uma das invocações mais comoventes da Virgem Maria, que nos revela a profundidade da compaixão materna e nos ensina a transformar o sofrimento em caminho de fé. 

Representada com um coração atravessado por sete espadas, Maria nos conduz a contemplar as dores que ela viveu em união com Jesus, ressignificando cada lágrima em consolação, amor e redenção. As Sete Dores são: 

A profecia de Simeão 

A fuga para o Egito 

A perda do Menino Jesus no templo 

O encontro com Jesus carregando a cruz 

A crucificação e morte de Jesus 

A descida da cruz 

O sepultamento de Jesus 

Celebrada liturgicamente no dia seguinte a Exaltação da Cruz, esta devoção encontrou forte impulso na Ordem dos Servitas, no século XIII.  

A força dessa devoção não está apenas na teatralidade da dor, mas na coragem de permanecer firme, mesmo nas horas mais sombrias. Maria não se deixou abater, mas se fez colaboradora da Redenção, “co-redentora”, unindo seu sofrimento ao Sacrifício de Cristo, nos ensinando que a dor, quando acolhida com fé, torna-se caminho de salvação e amor infinito.  

Para nós comunicadores católicos, a Mater Dolorosa é mestra na arte de comunicar com ternura: nas lágrimas que acolhem, no silêncio que escuta e na palavra que consola.  

Como pasconeiros, somos chamados a espelhar essa maternidade dolorosa e esperançosa  anunciando com leveza, firmes na verdade, transparentes, claros e sempre cheios de compaixão. 

 Por Ana Corazza 

 

COMUNICADORES À MANEIRA DOS ARCANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL  

No dia 29 de setembro, a Igreja celebra os Arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael, mensageiros de Deus que, na história da salvação, cumprem missões essenciais. Miguel é o defensor do povo de Deus, aquele que combate o mal e protege a Igreja; Gabriel é o anunciador das boas notícias, como fez ao revelar a Maria que seria a Mãe do Salvador; Rafael é o consolador e curador, guia de viajantes e auxílio nas dificuldades. Cada um deles nos recorda que Deus envia auxílio constante, seja na luta contra o mal, na comunicação de Sua Palavra ou no cuidado com os que sofrem. 

À luz da vida de São Bento, que ensinou a viver com equilíbrio entre oração e trabalho, podemos aprender a comunicar como verdadeiros discípulos-missionários: com a firmeza de Miguel, a clareza de Gabriel e a sensibilidade de Rafael. Na missão da PASCOM, somos chamados a proteger a verdade, anunciar a Boa-Nova com alegria e cuidar das pessoas com carinho. Assim, nossa comunicação se torna não apenas informação, mas também instrumento de evangelização e presença viva de Deus no mundo. 

Por Alex Guimarães 

 

Calendário Litúrgico 

 01 Santo Egídio, abade 

 02  São Zenão, Mártir de Nicomédia 

 03 Santo Gregório Magno, Papa e Doutor da Igreja 

 04 São Bonifácio I Papa, São Marino, Eremita, Santa Rosália, Virgem de Palermo, São Moisés, Legislador e Profeta 

 05 Santos Aconto, Nono, Herculano e Taurino, Mártires de Porto Romano e Santa Madre Teresa de Calcutá 

 06 São Zacarias, Profeta e São Onesíforo, Discípulo de São Paulo 

 07 Santa Regina, Virgem e Mártir 

 08 Natividade de Nossa Senhora, São Sérgio I Papa e São Tomás de Vilanova, Bispo de Valência  

 09 São Pedro Claver, Presbítero Jesuíta, Apóstolo entre os negros deportados, São Gorgonio, Mártir, na Via Labicana e São Audomar de Thérouanne 

 10 São Nicolau de Tolentino, Presbítero Agostiniano 

 11 Santos Proto e Jacinto, Mártires, na Via Salária e São Boaventura de Barcelona, religioso franciscano 

 12 São Guido Brabante 

 13 São João Crisóstomo, Bispo e Doutor da Igreja 

 14 Exaltação da santa Cruz, São Alberto, Patriarca de Jerusalém 

 15 Nossa Senhora das Dores, São Nicomedes, Mártir, na Via Nomentana e Santa Catarina Fieschi de Gênova, viúva 

 16 Santos Cornélio, Papa e Cipriano, Bispo, Mártires, Santa Eufêmia, Mártir da Calcedónia e Beato Vítor III, Papa 

 17 São Roberto Belarmino, Cardeal, Bispo e Doutor da Igreja e Santa Columba, Virgem e Mártir de Córdova 

 18 São José de Cupertino e Santa Sofia 

 19 São Januário, Bispo de Benevento e Mártir 

 20 Santos André Kim Tae-Gon, Presbítero e Paulo Chong Ha-Sang e Companheiros, Mártires coreanos e São Eustáquio, na Sua Igreja 

 21 São Mateus, Apóstolo e Evangelista, São Pânfilo, Mártir, na Via Salária Antiga e Santa Efigênia 

 22 Santos Maurício e Companheiros, Soldados e Mártires, Santa Emérita, Mártir, na Via Ostiense e Santa Basila, Mártir, na Via Salária Antiga 

 23 São Pio de Pietrelcina, Presbítero e São Lino, Papa 

 24 São Pacífico de São Severino, Sacerdote Franciscano e Beata Columba Gabriel, Abadessa 

 25 São Firmino, Bispo de Amiens e Mártir 

 26 Santos Cosme e Damião, Mártires, São Senador, Mártir de Albano e são Nilo, Abade, Fundador do Mosteiro de Grottaferrata 

 27 São Vicente de Paulo, Sacerdote Fundador da Congregação da Missão e das Filhas da Caridade, Padroeiro de todas as Associações de Caridade e Santos Adolfo e João, Mártires em Córdova 

 28 São Venceslau, Duque da Boêmia, Mártir, Santos Lourenço e Companheiros, Mártires e Santa Eustóquia, Filha de Santa Paula 

 29 Beato Nicolau de Furca Palena, Presbítero da Ordem de São Jerônimo, São Miguel Arcanjo, São Gabriel Arcanjo e São Rafael Arcanjo 

 30 São Jerônimo, Presbítero e Doutor da Igreja, São Simão, Conde de Crépy e São Francisco de Borja, Presbítero Jesuíta 

 

Programação do mês de setembro do Jubileu 2025 (de acordo com o Portal Oficial) 

 4 Peregrinação da Diocese de Teramo-Atri 

 4 e 5  Peregrinação da Diocese de Avezzano 

 6 Audiência Jubilar do Santo Padre, Peregrinação da Diocese de San Benedetto del Tronto-Ripatransone-Montalto e a Peregrinação da Diocese de Ascoli Piceno 

 8 a 11 Peregrinação da Diocese de Belluno-Feltre 

 10 Peregrinação da Diocese de Chioggia, Peregrinação da Dioceses de Alife-Caiazzo, Teano-Calvi e Sessa Aurunca 

 12 e 13 1700º aniversário do Concílio de Niceia (325-2025), World Meeting on Human Fraternity 

 13 Peregrinação da Região Eclesiástica da Umbria 

 13 a 19 Peregrinação da Arquidiocese de Bari-Bitonto 

 14 Comemoração dos Novos Mártires e Testemunhas da Fé 

 15 Jubileu da Consolação 

 18 a 21 Peregrinação da Diocese de Como 

 20 Jubileu dos Operadores de Justiça, Peregrinação da Arquidiocese de Ancona-Osimo, Peregrinação da Diocese de Fiesole e Peregrinação da Diocese de Jesi 

 26 Peregrinação da Diocese de Saluzzo 

 26 a 28 Jubileu dos Catequistas 

 27 Audiência Jubilar do Santo Padre 

 29 de Setembro a 3 de outubro Peregrinação da Diocese de Tarazona 

 

Pelos redatores do GT Produção da Pascom Brasil